Mundo

Schumacher tem traumatismo craniano grave e estado de saúde é 'crítico'

O acidente aconteceu neste domingo, quando o ex-piloto da Fórmula 1 esquiava nos Alpes franceses

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 21:47
O acidente aconteceu neste domingo, quando o ex-piloto da Fórmula 1 esquiava nos Alpes franceses
Frankfurt
- O piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, se encontrava em estado "crítico" neste domingo após sofrer um acidente de esqui nos Alpes franceses, informou o hospital universitário de Grenoble.

Schumacher, 44 anos, "sofreu um traumatismo craniano grave com coma e foi submetido imediatamente a uma intervenção neurocirúrgica", explicou o hospital, acrescentando que o estado do piloto alemão é "crítico".

[SAIBAMAIS]O comunicado é firmado pelo professor Chabardes, neurocirurgião, o professor Payen, chefe do setor de anestesia e reanimação, e por Marc Penaud, vice-diretor-geral do hospital.

Um renomado neurocirurgião de Paris, o doutor Gérard Saillant, viajou a Grenoble para cuidar de Schumacher.

O próximo boletim médico sobre Schumacher está previsto para às 10H00 GMT (08H00 Brasília) de segunda-feira, disse um porta-voz do hospital.

"O acidente ocorreu às 11h00 (08h00 de Brasília) em um setor não sinalizado", explicou o serviço de imprensa da estação alpina de Meribel.


Segundo o diretor da estação alpina, Christophe Gernigon-Lecomte, Schumacher utilizava um capacete no momento do acidente, mas sua cabeça se chocou contra uma pedra.

Quando as equipes de salvamento chegaram, Schumacher "estava consciente, mas um pouco alterado", declarou à AFP Gernigon-Lecomte.

O acidente aconteceu neste domingo, quando o ex-piloto da Fórmula 1 esquiava nos Alpes franceses
O ex-piloto foi retirado de helicóptero "menos de dez minutos" após o acidente, e levado para o hospital de Moutiers, uma pequena cidade da região dos Alpes, de onde seguiu para o centro médico de Grenoble.

No início da noite, vários seguidores de Schumacher foram ao hospital de Grenoble - muitos vestidos com gorros da escuderia Ferrari - para manifestar seu apoio ao piloto.

O ex-piloto francês Olivier Panis, presente no hospital, manifestou sua "preocupação" com o estado do "amigo".

A agente de Schumacher, Sabine Kahm, confirmou que "Michael caiu de cabeça durante um passeio de esqui de ordem privada nos Alpes franceses.

Utilizava o capacete e não estava sozinho" no momento do acidente, explicou a agente.

Segundo a imprensa alemã, Schumacher estava acompanhado por várias pessoas, incluindo seu filho mais velho, de 14 anos.

Schumacher, que completará 45 anos no dia 3 de janeiro, é o piloto com mais títulos mundiais na história da Fórmula 1: sete entre 1994 e 2004.

O piloto alemão conquistou seu último título mundial em 2004, e se retirou da Fórmula 1 em 2012, após o Grande Prêmio do Brasil, no qual terminou em sétimo.

A partir de sua estreia, em 1991, Schumacher conquistou o recorde de 91 vitórias na Fórmula 1, onde disputou nada menos que 308 corridas.

Casado e pai de dois filhos - um menino e uma menina - Schumacher foi durante muito tempo um campeão frio e calculista, apesar da forma agressiva de pilotar.

Após conquistar seus dois primeiros títulos com a escuderia Benetton (1994 e 1995), Schumacher foi para a Ferrari, com a qual obteve cinco títulos consecutivos (2000, 2001, 2002, 2003 e 2004).

Foi um período de glória do piloto alemão e da equipe italiana, com Ross Brawn como diretor técnico e Jean Todt como patrão da escuderia.

Nascido em Hürt, na região de Colônia, em 3 de janeiro de 1969, Schumacher vive discretamente na Suíça desde que abandonou a Fórmula 1.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação