Mundo

Damasco insiste na presença do Irã na conferência de paz de Genebra

O Irã, principal aliado do regime do presidente Bashar al-Assad, não figura na lista dos participantes que o emissário internacional para a Síria

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 17:59
Damasco - O ministro sírio das Relações Exteriores, Walid Mualem, afirmou neste domingo que seu país defende a presença do Irã na conferência de paz sobre a Síria, prevista para janeiro próximo, em Genebra, para a qual Teerã não foi convidado.

"A Síria é a favor de uma participação do Irã na conferência de paz" Genebra 2, declarou Mualem, citado pela agência de notícias Sana.

[SAIBAMAIS]"É ilógico que por razões políticas os Estados Unidos ou a chamada oposição (ao regime sírio) excluam este país da conferência", disse Mualem durante um debate sobre os meios de comunicação.



O Irã, principal aliado do regime do presidente Bashar al-Assad, não figura na lista dos participantes que o emissário internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, divulgou em 20 de dezembro passado sobre a conferência de Genebra.

Os Estados Unidos rejeitam a presença de Teerã na conferência de paz, prevista para começar no dia 22 de janeiro.

Brahimi destacou que as negociações preparatórias para a conferência de paz não permitiram um acordo sobre a participação do Irã.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse em 23 de dezembro que enviará os convites para a conferência antes do final do ano.

A Arábia Saudita, principal aliada dos rebeldes que combatem o regime de Assad, está entre os 26 países convidados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação