Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polêmico gesto supostamente antissemita pode custar caro a jogador francês

Uma nova norma foi introduzida em maio de 2013, permitindo à FA punir com pelo menos cinco jogo de suspensão (10 em caso de reincidência) qualquer jogador que apresente comportamento considerado descriminatório por juízes federais



Na partida entre a equipe do jogador, o West Bromwich, e o West Ham (3-3) no sábado, após marcar o primeiro de seus dois gols, Anelka fez um gesto conhecido por "quenelle", que consiste em abaixar um braço e cruzar o outro, colocando a mão na altura do ombro.

"Quenelle" foi criado pelo polêmico humorista francês Dieudonné, condenado em várias ocasiões por seus comentários racistas e antissemitas e sua negação ao Holocausto.

Anelka admitiu no Twitter que fez o "quenelle" - após marcar o primeiro gol do West Bromwich sobre o West Ham (3-3) - como uma "homenagem especial a seu amigo humorista Dieudonné", mas negou sua intenção antissemita.

Neste domingo, novamente pelo Twitter, o jogador insistiu que o gesto não era antissemita, e que não sabia " o que a religião tem a ver com este assunto".

Anelka acusou os ministros que se manifestaram sobre o caso de provocar "confusão e polêmica sem saber realmente o que significa o gesto" e garantiu que não é "nem antissemita, nem racista".

No sábado, a ministra francesa dos Esportes, Valérie Fourneyron, qualificou o gesto de "provocação chocante e repugnante", e exigiu o fim do ódio nos campos de futebol.

Já o técnico do West Bromwich, Keith Downing, chamou a polêmica de "lixo" e estimou que Anelka desejou apenas homenagear um amigo.

Anelka, 34 anos, já se envolveu em várias polêmicas, a mais conhecida durante a Copa do Mundo da África do Sul 2010, quando foi expulso da seleção francesa por ofender o técnico Raymond Domenech, o que gerou uma greve dos jogadores em apoio ao companheiro.