Mundo

Israel bombardeia Líbano em represália por ataque com foguetes

Segundo a ONU, o Exército hebreu realizou 32 disparos de artilharia contra a região de Arqoub, no sul do Líbano

Agência France-Presse
postado em 29/12/2013 20:32
Marjeyun - A artilharia israelense disparou neste domingo contra uma zona fronteiriça do sul do Líbano, em represália pelo lançamento de foguetes em direção ao seu território, indicou um oficial das Nações Unidas.

Segundo a ONU, o Exército hebreu realizou 32 disparos de artilharia contra a região de Arqoub, no sul do Líbano.

O Exército israelense confirmou ter respondido com disparos de obuses ao lançamento de dois foguetes do Líbano. Nos dois lados da fronteira os projéteis caíram em zonas desabitadas, sem deixar vítimas ou danos.

"A artilharia israelense respondeu a tiros de foguetes do Líbano em direção a Israel, que não deixaram vítimas", confirmou à AFP a porta-voz do Exército hebreu, explicando que os foguetes explodiram a oeste da cidade de Kyriat Shmona.

O ministro israelense da Defesa, Moshe Yaalon, afirmou que "não vamos tolerar os disparos a partir do Líbano contra nosso território (...). Consideramos o governo libanês e seu Exército como responsáveis por isto".



"O Exército hebreu reagiu com disparos de artilharia contra o setor de onde vieram os foguetes. Se for preciso, vamos reagir ainda mais duramente (...). Recomendo a estas pessoas a não testar nossa paciência e nossa determinação em defender a segurança da população israelense".

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o movimento xiita libanês Hezbollah, inimigo declarado de Israel.

"O Hezbollah tem milhares de foguetes e mísseis entre a população civil. Assim comete um duplo crime de guerra sob a proteção do governo libanês e de seu Exército, que nada fazem".

A rádio estatal de Israel informou o disparo de quatro foguetes, e que apenas um caiu no território israelense.

O Exército libanês revelou que "dois foguetes foram lançados às 05H02 GMT (03H02 Brasília) de Jreibet Hasbay" contra Israel, e que a ação "foi seguida por 32 disparos de artilharia do inimigo israelense, que atingiram o mesmo povoado".

"As unidades foram colocadas em estado de alerta e enviaram patrulhas à zona de cooperação com a força interina das Nações Unidas no Líbano (Finul), que encontraram quatro rampas de lançamento de foguetes".

A tensão na fronteira entre Israel e Líbano cresceu desde a morte no dia 16 de dezembro de um soldado israelense pelas mãos de um militar libanês na fronteira.

Em 2006 ocorreram duros confrontos entre o Exército israelense e o Hezbollah nos quais mais de 1.200 libaneses - em sua maioria civis - morreram, além de 160 israelenses, principalmente militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação