Agência France-Presse
postado em 02/01/2014 21:55
O consulado da China em San Francisco foi amplamente atingido por um incêndio criminoso que ocorreu na noite de 1; de janeiro.O departamento de Estado norte-americano foi a público expressar sua "profunda preocupação" e prometeu encontrar o autor - ou autores - do incêndio.
Segundo a página do consulado na internet, um indivíduo jogou "dois galões de gasolina contra a porta do consulado e ateou fogo" na quarta-feira às 03H25, horário de Brasília, provocando "grandes prejuízos".
"Encaramos o episódio com muita seriedade e o escritório de segurança diplomática trabalha em parceria com o FBI e as autoridades locais para investigar e prender os autores", afirmou a porta-voz do departamento de Estado Marie Harf.
As motivações do autor do incêndio ainda são desconhecidas, informou a polícia à AFP.
O mesmo consulado sofreu um incêndio criminoso semelhante em março de 2008, escreveu o jornal San Francisco Chronicle. O incidente se produziu em meio a denúncias contra as violações dos direitos humanos na China, quando a chama olímpica dos jogos de Pequim 2008 passava por San Francisco.