Mundo

Candidato governista vence a eleição presidencial em Madagascar

A confirmação da vitória de Rajaonarimampianina depende agora de um pronunciamento do tribunal eleitoral, em um prazo de 15 dias

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 08:33
A confirmação da vitória de Rajaonarimampianina depende agora de um pronunciamento do tribunal eleitoral, em um prazo de 15 dias

Antananarivo - O candidato governista Hery Rajaonarimampianina venceu a eleição presidencial de Madagascar com 53,5% dos votos, ao derrotar o opositor Robinson Jean-Louis, que obteve 46,5% de apoio, anunciou a Comissão Eleitoral (CENIT).

O índice de participação no segundo turno de 20 de dezembro foi de 50,72%, informou a presidente da CENIT, Beatrice Atallah. No primeiro turno, em 25 de outubro, a participação foi de 61%. Robinson Jean-Louis recebeu 21,10% dos votos, contra 15,93% de Hery Rajaonarimampianina.

[SAIBAMAIS]

A confirmação da vitória de Rajaonarimampianina depende agora de um pronunciamento do tribunal eleitoral, em um prazo de 15 dias, sobre os recursos apresentados por Robinson Jean-Louis, que até o momento não se manifestou sobre o anúncio da CENIT. Os partidários de Jean-Louis denunciaram fraudes, mas os observadores estrangeiros não constataram grandes irregularidades.

As eleições presidenciais e legislativas representam o primeiro passo para a saída da crise política provocada pelo golpe que derrubou em 2009 o presidente Marc Ravalomanana e colocou em seu lugar Andry Rajoelina, que governou o país nos últimos quatro anos.



Na eleição presidencial, Rajoelina apoiou Hery Rajaonarimampianina, enquanto Ravalomanana respaldou Robinson Jean-Louis. Madagascar, uma ilha do sudeste da África, sofre uma grave crise econômica e social, onde 90% dos habitantes vivem com menos de dois dólares por dia, segundo o Banco Mundial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação