Mundo

Governo turco nega anistia geral para centenas de policiais condenados

Os policiais são acusados de conspiração contra o governo conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 10:08
Ancara - O governo turco não aprovou uma anistia geral para centenas de policiais condenados em dois recentes julgamentos por conspiração contra o governo conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, indicou seu porta-voz nesta sexta-feira (3/1).

[SAIBAMAIS]"Ninguém deve esperar uma anistia geral. Nós não iremos aprová-la", declarou à imprensa o vice-premiê Bulent Arinç, que insistiu na necessidade de respeitar o direito a um "julgamento justo". As declarações de Arinç ocorrem após a publicação pela imprensa de uma reivindicação do Estado-Maior das Forças Armadas, na qual solicitam a revisão dos dois processos de 2012 e 2013, considerando que as evidências usadas contra os centenas de oficiais acusados foram fabricadas.



Analistas turcos atribuem esta iniciativa da instituição militar a uma aliança com o governo de Erdogan contra o movimento do pregador muçulmano Fethullah Gülen, muito influente na polícia turca e na justiça. Erdogan acusa Gülen de estar por trás da investigação dos escândalos de corrupção contra membros do partido no poder. Um assessor político próximo ao primeiro-ministro sugeriu na semana passada à imprensa que os supostos responsáveis pelo escândalo político e financeiro conspiraram contra o exército.

Estes julgamentos permitiram a Erdogan reduzir a influência política do exército, considerado próximo da oposição. As Forças Armadas realizaram três golpes de Estado e forçaram a renúncia de um governo de inspiração islâmica desde 1960.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação