Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 10:12
Pequim - A polícia chinesa anunciou nesta sexta-feira (3/1) ter confiscado três toneladas de metanfetamina durante uma operação em uma cidade no sul do país, conhecida por fabricar grandes quantidades desta droga sintética muito popular na Ásia. A operação na cidade de Lufeng, na província de Guangdong, foi realizada no domingo (29/12) pela polícia chinesa com o apoio de helicópteros e lanchas.
[SAIBAMAIS]Cerca de 200 pessoas suspeitas de fazerem parte de 18 redes de traficantes foram presas, informou a polícia em um comunicado citado pela agência oficial de notícias Xinhua. A metanfetamina, que é vendida em forma de cristal ou de pílulas, é a segunda droga mais consumida na China, atrás da heroína, de acordo com um relatório do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC).
Em novembro, a agência internacional registrou um recorde de apreensões de metanfetamina na Ásia em 2012, uma droga relativamente fácil de produzir que inunda as ruas e clubes da região. De acordo com a Xinhua, a cidade costeira de Lufeng, localizada 200 km ao nordeste de Hong Kong, foi responsável, nos últimos três anos, pela fabricação de um terço da metanfetamina consumida no país.