Mundo

Exército chinês planeja criação de sistema de comando conjunto

A ideia do sistema é "melhorar a eficiência" em situações de crise

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 10:18
Pequim - As Forças Armadas da China planejam estabelecer um sistema de comando conjunto para "melhorar a eficiência" em situações de crise, destaca a imprensa estatal. Atualmente, o Exército Popular de Libertação, o maior exército do mundo, que inclui a marinha e a aeronáutica, está organizado em um sistema de sete regiões com as forças terrestres em seu núcleo.

[SAIBAMAIS]Os militares iniciaram "um positivo programa piloto" para criar um sistema operacional de comando conjunto, que será aplicado "no tempo devido", afirma o jornal estatal China Daily, que cita o ministério da Defesa. A informação não explica se o atual sistema regional será substituído. Uma estrutura mais unificada poderia reduzir a possibilidade de que um comandante local adote uma ação não autorizada em uma situação de crise.



Arthur Ding, especialista da Universidade Nacional Chengchi de Taiwan, afirmou que discussões internas sobre a criação de um sistema deste tipo podem ter acontecido durante anos, como parte da modernização militar na China. O ministério da Defesa afirmou que a modernização não aponta para nenhum país, informa o China Daily. Japão e China protagonizam uma disputa territorial pelas ilhas Senkaku, controladas por Tóquio no Mar da China Oriental, que Pequim reivindica com o nome de Diaoyu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação