Mundo

Navio chinês que ajudou em resgate na Antártida enfrenta dificuldades

A Autoridade Australiana de Segurança Marítima recebeu uma mensagem do navio "notificando a preocupação (da tripulação) sobre a capacidade de avançar no espesso gelo da área"

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 12:39
Sydney - O quebra-gelo chinês "Xue Long", que ajudou os passageiros de um navio russo preso no gelo da Antártida há uma semana, tem dificuldades para sair da área, informou nesta sexta-feira (3/1) sua tripulação.

[SAIBAMAIS]O "Xue Long" -Dragão da Neve- estava ancorado há vários dias no gelo para participar do resgate dos passageiros do "MV Akademik Chokalskii", um navio russo preso no gelo desde 24 de dezembro. A Autoridade Australiana de Segurança Marítima (AMSA) recebeu nesta sexta-feira uma mensagem do navio "notificando a preocupação (da tripulação) sobre sua capacidade de avançar no espesso gelo da área".



O "Xue Long" conta com um helicóptero que foi utilizado para resgatar 52 cientistas, turistas e jornalistas australianos, britânicos e neozelandeses presos a bordo do "MV Akademik Chokalsii", cerca de 100 milhas náuticas (180 km) a leste da base francesa de Dumont d;Urville. Todas as tentativas para liberar a embarcação por via marítima fracassaram, o que motivou o envio de um helicóptero para o resgate do grupo.

Os passageiros foram transportados para o navio australiano "Aurora Australis", graças à melhoria das condições meteorológicas. O "Aurora Australis" deveria à base australiana de Casey para reabastecer antes de retornar para a Austrália. Mas, ante as novas circunstâncias, foi decidido que ele permanecerá na área para participar, se necessário, do resgate do navio chinês.

A bordo do barco russo viajavam cientistas e turistas que reproduzem a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson. Também realizam alguns experimentos daquela expedição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação