Mundo

Disputa por custódia de órfão brasileiro-taiwanês termina depois de 10 anos

Iruan Ergui Wu, conhecido como Wu Yi-hua, voltou para Taiwan nesta sexta-feira

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 13:36
Taipé - Um órfão de origem brasileira e taiwanesa que estava no centro de uma disputa internacional por sua custódia há uma década voltou para Taiwan nesta sexta-feira (3/1). Iruan Ergui Wu, conhecido como Wu Yi-hua em Taiwan, chegou ao aeroporto internacional de Taipé e foi recebido por vários parentes taiwaneses com flores e cartazes de "bem-vindo".

[SAIBAMAIS]O noticiário local transmitiu ao vivo o abraço entre o órfão, agora com 18 anos, e seu tio, Wu Huo-yen, e outros parentes que choravam muito. "Estou muito feliz e muito nervoso. Esperei por 10 anos e finalmente ele chegu", declarou Wu Huo-yen. Iruan Wu deve ficar em Taiwan durante 15 dias para participar de encontros com familiares e outros eventos, de acordo com a Taiwan Catholic Mission Foundation, que organizou a viagem do rapaz.



Ele viveu três anos em Taiwan até a idade de oito anos, quando seu tio perdeu sua custódia para a avó brasileira do menino, em 2004. Iruan nasceu no Brasil, filho de mãe brasileira e pai taiwanês - um capitão de barco de pesca -, que não se casaram. Sua mãe morreu em 1998 e seu pai o levou para Taiwan em 2001, mas morreu apenas algumas semanas depois.

A avó brasileira de Iruan, Rosa Leocádia Ergui, entrou com um pedido de custódia em agosto de 2001, depois que o tio do menino impediu que ele voltasse para o Brasil. Wu Huo-yen, que alegava que seu falecido irmão queria que o filho ficasse em Taiwan, acabou cedendo à determinação da justiça e deixou que o sobrinho voltasse ao Brasil em fevereiro de 2004. O menino acabou sendo adotado por um casal alemão no Brasil quando ele tinha 13 anos e sua avó ficou doente. Ela morreu no ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação