Mundo

Grupo sequestra cinco membros da ONG Médicos Sem Fronteiras na Síria

Segundo a ONG, o grupo de sequestradores ainda é desconhecido

Agência France-Presse
postado em 03/01/2014 14:00
Enfermeiro em trabalho pela ONG Médicos Sem Fronteiras
Beirute -
Cinco funcionários da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram "levados durante a noite [de quinta-feira (2/1)] de uma casa dos MSF no norte da Síria por um grupo desconhecido, aparentemente para serem interrogados", indicou a ONG em um comunicado.

[SAIBAMAIS]"MSF está em contato com todos os atores apropriados assim como com as famílias de seus colegas e tudo o possível está sendo feito para estabelecer contato" com os sequestrados, acrescentou a ONG, que não quis fazer outros comentários.

A MSF tem seis hospitais e quatro centros de saúde no norte da Síria, e promove um programa a partir dos países vizinhos para apoiar 27 hospitais e 56 postos médicos na Síria com o envio de medicamentos, material médico, apoio e conselhos técnicos.

A situação do pessoal humanitário na Síria é arriscada. Em setembro de 2013, um cirurgião sírio que atuava pela MSF foi assassinado no norte do país.

Muitos voluntários humanitários já foram sequestrados ou detidos nas zonas controladas pelos rebeldes sírios.

Em outubro, sete funcionários do Comitê Internacional da Cruz Vermelha foram sequestrados na província de Idleb, e segundo uma ONG síria, o grupo foi vítima do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), organização ligada à Al-Qaeda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação