Mundo

Morre o músico Phil Everly, da dupla Everly Brothers

Phil influenciou por décadas artistas do rock e do folk

Agência France-Presse
postado em 04/01/2014 12:12
Los Angeles - O americano Phil Everly, integrante da dupla Everly Brothers, morreu na sexta-feira (3/1) aos 74 anos, depois de influenciar por décadas os artistas do rock e do folk.

"Ele lutou muito", lamentou sua esposa Patti Everly, que informou que o músico, fumante de toda a vida, morreu de complicações pulmonares.

Phil influenciou por décadas artistas do rock e do folk
A dupla formada com seu irmão Don se destacou na década de 1950 com sua música rock e country, com sucessos como "Wake Up Little Susie", "Bye Bye Love" e "All you have to do is dream".

O Hall da Fama do Rock and Roll, no qual os dois entraram em 1986, descreve suas músicas como "um tesouro musical dos anos 50 e a maior influência da música nos anos 60".
"Os Everly Brothers influenciaram artistas de rock e folk durante o século. O impacto desses irmãos no cenário musical americano supera inclusive sua fama", escreveu o músico Paul Simon (ex-membro da dupla Simon & Garfunkel) na revista Rolling Stone.

Phil e seu irmão Don eram filhos de cantores do Meio Oeste americano Ike e Margaret Everly, e cresceram cantando no programa de rádio da família.

Eles assinaram seu primeiro contrato fonográfico em 1957 e o sucesso os levou a ser definido pela revista Rolling Stone como "o duo vocal mais importante del rock".


Os irmãos tiveram, no entanto, de lutar contra o abuso de drogas e álcool e acabaram se afastando dos palcos.

Depois de uma breve separação, chegaram a lançar álbuns nos anos 80 e realizaram alguns shows isolados nos anos 90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação