Mundo

Líder de cartel mexicano de Sinaloa detido na Holanda

As autoridades americanas devem pedir a sua extradição

Agência France-Presse
postado em 04/01/2014 14:51
Los Angeles - Um suposto líder do poderoso cartel mexicano de Sinaloa foi preso na Holanda depois de um pedido de prisão emitido pelos Estados Unidos, informaram as autoridades americanas.

José Rodrigo Arechiga-Gamboa, conhecido como "Chino Antrax" ou "Norberto Sicairos-Garcia", foi detido segunda-feira no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, segundo um comunicado do gabinete do promotor para o Distrito da Califórnia, com sede em San Diego.

Um júri em San Diego emitiu em 20 de dezembro uma acusação contra Arechiga-Gamboa por conspiração para importar e distribuir substâncias controladas.

No mesmo dia, um mandado de prisão foi emitido. Arechiga-Gamboa foi preso no aeroporto vindo da Cidade do México, segundo o comunicado.

Leia mais notícias em Mundo
O principal líder do cartel de Sinaloa, Joaquín "El Chapo" Guzmán escapou de uma prisão mexicana em 2001. Ele é o narcotraficante mais procurado pelos Estados Unidos, e é reconhecido pela revista Forbes como o criminoso mais poderoso do planeta.

No México, pelo menos 77.000 pessoas morreram desde 2006, quando o presidente Felipe Calderón (2006-2012) lançou uma ofensiva militar contra os cartéis de drogas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação