Mundo

Negociações diretas sobre Sudão do Sul são adiadas, e trégua fica distante

Milhares de pessoas morreram nos combates entre as tropas do presidente Salva Kiir e os membros de etnia

Agência France-Presse
postado em 04/01/2014 15:25
Adis Abeba - As negociações entre os sul-sudaneses em guerra na Etiópia foram adiadas, indicou neste sábado as delegações do governo e dos rebeldes, diminuindo as esperanças de uma trégua.

O ministro da Informação do Sudão do Sul, Michael Makuei, que faz parte da delegação para as negociações em Adis Abeba, capital da Etiópia, bem como o porta-voz dos insurgentes Yohanis Musa Pouk, disseram neste sábado que os dois lados não irão se reunir até que os negociadores cheguem a um acordo sobre uma agenda.

[SAIBAMAIS]No entanto, Makuei confirmou que os líderes das duas delegações tiveram uma breve reunião na sexta-feira à noite, embora as negociações ainda não tenham começado. "Eles se reuniram", disse Makuei à AFP, acrescentando que as equipes estavam "à espera de ouvir a palavra de ordem" dos negociadores, que pertencem ao bloco da África Oriental (Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, IGAD).

"Os chefes das duas delegações têm de chegar a um acordo sobre uma agenda (...) talvez amanhã ou depois de amanhã", ressaltou Pouk à AFP.



Acredita-se que milhares de pessoas morreram nos combates entre unidades militares leais ao presidente Salva Kiir e os membros de uma aliança étnica de milicianos e comandantes militares amotinados liderados pelo ex-vice-presidente Riek Machar. Os confrontos começaram em 15 de dezembro, quando Kiir acusou Machar de planejar um golpe de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação