Agência France-Presse
postado em 04/01/2014 15:25
Adis Abeba - As negociações entre os sul-sudaneses em guerra na Etiópia foram adiadas, indicou neste sábado as delegações do governo e dos rebeldes, diminuindo as esperanças de uma trégua.O ministro da Informação do Sudão do Sul, Michael Makuei, que faz parte da delegação para as negociações em Adis Abeba, capital da Etiópia, bem como o porta-voz dos insurgentes Yohanis Musa Pouk, disseram neste sábado que os dois lados não irão se reunir até que os negociadores cheguem a um acordo sobre uma agenda.
[SAIBAMAIS]No entanto, Makuei confirmou que os líderes das duas delegações tiveram uma breve reunião na sexta-feira à noite, embora as negociações ainda não tenham começado. "Eles se reuniram", disse Makuei à AFP, acrescentando que as equipes estavam "à espera de ouvir a palavra de ordem" dos negociadores, que pertencem ao bloco da África Oriental (Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, IGAD).
"Os chefes das duas delegações têm de chegar a um acordo sobre uma agenda (...) talvez amanhã ou depois de amanhã", ressaltou Pouk à AFP.
Acredita-se que milhares de pessoas morreram nos combates entre unidades militares leais ao presidente Salva Kiir e os membros de uma aliança étnica de milicianos e comandantes militares amotinados liderados pelo ex-vice-presidente Riek Machar. Os confrontos começaram em 15 de dezembro, quando Kiir acusou Machar de planejar um golpe de Estado.