Mundo

Maduro adia cúpula do Mercosul em Caracas para 31 de janeiro

Esta é a segunda ocasião em que esta reunião do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que originalmente seria realizada em dezembro, é adiada

Agência France-Presse
postado em 04/01/2014 20:39
Caracas - O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado, durante um ato militar em La Guaira, próximo a Caracas, que a reunião do Mercosul será realizada em 31 de janeiro e não no dia 17 desse mês.

Esta é a segunda ocasião em que esta reunião do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que originalmente seria realizada em dezembro, é adiada. Em meados de novembro, Maduro anunciou que a reunião seria 17 de janeiro.

Maduro não explicou as razões desta nova modificação da data, mas, segundo o site de notícias uruguaio MercoPress, que cita fontes diplomáticas, o governo da Argentina, ao qual a Venezuela entregará a presidência do bloco, pediu para modificar as datas devido ao estado de saúde da presidente, Cristina Kirchner.


Segundo a versão, o governo argentino deseja que a cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), prevista para 28 e 29 de janeiro em Havana, e a do Mercosul sejam realizadas em datas próximas para que Kirchner realize uma só viagem de Buenos Aires a Havana e depois a Caracas antes de voltar a seu país.

No dia 8 de outubro, Kirchner foi submetida a uma operação para extrair um hematoma craniano. No dia 9 de dezembro, foi autorizada a viajar por via aérea.

Sobre a reunião da Celac, Maduro acusou os Estados Unidos de buscar dividir os governos de América Latina.

"Sabemos que há conspirações para tentar criar problemas entre governos da América Latina antes da Celac. O império norte-americano está se movimentando com intrigas e queremos denunciar isso hoje aqui", disse Maduro em La Guaira.

Em reuniões anteriores do grupo foram discutidos assuntos como a criação de uma rede de segurança financeira frente à crise mundial, a melhora na luta contra a corrupção e uma gestão pública mais eficiente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação