Mundo

Grupo intensifica operações suicidas para boicotar Olimpíadas de Inverno

Ação pretende confrontar o presidente Vladimir Putin. Especialistas afirmam que a meta dos guerrilheiros islâmicos é criar um califado na região, levando o país à fragmentação

Rodrigo Craveiro
postado em 05/01/2014 08:00

Umarov, líder do Emirado do Cáucaso: de olho nas Olimpíadas de Inverno

Até 2007, homens e mulheres dispostos a morrer e a matar pelo islã vislumbravam a autonomia da Chechênia. Com a chegada de Ramzan Kadyrov, um ex-rebelde aliado ao Kremlin, ao posto de presidente da província separatista, o foco do terrorismo na Rússia mudou-se para o Norte do Cáucaso. As explosões de mujahedine (guerrilheiros islâmicos) dentro de uma estação de trem e de um ônibus elétrico, na cidade de Volgogrado, em 29 e 30 de dezembro, deixaram 34 mortos e ocorreram a 40 dias das Olimpíadas de Inverno. Na opinião de especialistas, o grupo terrorista Emirado do Cáucaso tem se aproveitado da proximidade do evento ; sediado no resort de Sochi, a 640km do local dos atentados ; para intensificar os ataques, desmoralizar o governo de Vladimir Putin e levar adiante os planos de fragmentar o país e instituir um califado muçulmano. Para isso, a facção vem impulsionando a radicalização de jovens russos, fragilizados pela situação econômica volátil e pelo desemprego.



Autor de Russia;s islamic threat (A ameaça islâmica da Rússia), Gordon M. Hahn lembra que, em 2009, a rede Dagestan Vilaiyat (DV), ligada ao Emirado do Cáucaso, prometeu ;infligir horrores; nos Jogos Olímpicos de Sochi. Um ano depois, a facção criou uma unidade de mártires suicidas, incluindo russos, e os enviou para o Daguestão. Em outubro passado, os mujahedine foram deslocados, pela primeira vez, a Volgogrado. Em julho de 2013, o emir Abu Usman Dokku Umarov, líder do Emirado do Cáucaso, cancelou uma moratória de ataques a civis e clamou por operações em Sochi. ;Os incidentes em Volgogrado poderiam ser o início de uma campanha terrorista que atingiria seu pico antes ou durante as Olimpíadas de Inverno. Ou uma tentativa de desviar a atenção, ante o planejamento de uma grande explosão em Moscou;, afirmou, por e-mail.

Longe de ser aleatória, a escolha de Umarov por Volgogrado teria o peso simbólico de um desafio aberto a Putin. A cidade, chamada de Stalingrado até 1961, foi palco de uma decisiva batalha na Segunda Guerra Mundial que matou 1,2 milhão de pessoas e terminou com a derrota dos alemães. ;Os extremistas pretendiam demonstrar suas possibilidades ao escolherem o local. Com um passado heroico, Volgogrado representaria um ato de humilhação para o Kremlin;, explica Lilia Shevtsova, chefe do Programa de Política Doméstica Russa do Carnegie Endowment for International Peace (em Moscou). Os grupos aliados da rede Dagestan Vilaiyat gozam de boas conexões e de infraestrutura própria, na cidade. Para a jornalista Yulia Yuzik, autora de Brides of Allah (;Noivas de Alá;, um livro sobre as mulheres-bomba chechenas), o terceiro ataque em três meses teve objetivo político. ;Os terroristas queriam mostrar a total incapacidade das autoridades em garantir a segurança e revelar como os serviços de inteligência de Putin são deficientes;, observa.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação