Mundo

Mais de 30 mil imigrantes africanos se manifiestam em Tel Aviv

A manifestação é o maior protesto deste tipo registrado no país

Agência France-Presse
postado em 05/01/2014 12:15
Tel Aviv - Mais de 30 mil solicitantes de asilo africanos, que chegaram clandestinamente a Israel, se manifestaram sem incidentes neste domingo em Tel Aviv, segundo a polícia.

Congregados na Praça Yitzhak Rabin, os manifestantes denunciaram a recusa das autoridades israelenses em examinar seus pedidos para obter um estatuto de refugiado. Também protestaram contra a prisão de centenas de pessoas na sua situação.

"Todos somos refugiados! Sim à liberdade e não à prisão", gritaram, em inglês, portando bandeiras eritreias e etíopes. Todos alegaram estar fugindo de ditaduras, guerras civis ou genocídios.

Segundo uma lei votada em 10 de dezembro, os imigrantes clandestinos podem ser colocados, sem aviso prévio, em um centro de detenção durante o período de um ano.

As autoridades israelenses calculam em 60.000 os africanos que entraram clandestinamente no país, e lançaram em 2012 uma campanha que levou à saída ou expulsão de 3.920 deles.

Paralelo a isso, Israel terminou em 2013 a construção de uma vala eletrônica ao longo dos 230 km de fronteira com o Egito, o que permitiu reduzir praticamente a zero o número de entradas ilegais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação