Mundo

Em meio a escândalo de corrupção, primeiro-ministro turco viaja pela Ásia

Objetivo é estreitar laços comerciais com países asiáticos

Agência France-Presse
postado em 05/01/2014 19:18
Istambul - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, cujo governo foi afetado por um escândalo de corrupção, partiu este domingo de Istambul ao Japão, Cingapura e Malásia, em uma viagem focada na cooperação comercial.

Erdogan será acompanhado durante sua viagem, que durará até 11 de janeiro, pelo vice-primeiro-ministro, Bulent Arinz, vários ministros, deputados e autoridades.

O chefe do governo turco se reunirá na terça-feira em Tóquio com seu homólogo japonês, Shinzo Abe.

Erdogan, que visitará o centro de construção do satélite turco de telecomunicações Turksat 4A, fabricado pelo Japão, também será recebido pelo imperador japonês Akihito.

No mês de maio, os primeiros-ministros turco e japonês assinaram um acordo intergovernamental para a construção da segunda central nuclear da Turquia, em Sinop (norte), por uma quantia de 22 bilhões de dólares (mais de 16 bilhões de euros).

Depois de passar pelo Japão, Erdogan irá a Cingapura, onde se encontrará na quinta-feira com o presidente desta república, Tony Tan Keng Yam, e seu primeiro-ministro, Lee Hsien Loong.

A viagem terminará na Malásia onde Erdogan se reunirá com seu homólogo, Najib Razak, e participará de um fórum de negócios turco-malásio.

"Espero que nossa visita permita nos aproximar mais desses países", disse Erdogan no aeroporto de Istambul antes de sua viagem.

Esta viagem acontece em um momento em que Erdogan, que dirige a Turquia há mais de 10 anos com um governo islamita-conservador, enfrenta, há mais de duas semanas, uma crise política sem precedentes por causa de uma investigação anticorrupção em seu entorno, que provocou uma reestruturação de seu governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação