Agência France-Presse
postado em 06/01/2014 20:02
A chancelaria iraniana descartou nesta segunda-feira (6/1) a oferta dos Estados Unidos para desempenhar um papel secundário na conferência de paz sobre a Síria prevista para 22 de janeiro, na Suíça, e afirmou que Teerã aceitará apenas um convite a sua altura."O Irã sempre se disse disposto a participar, sem pré-condições", desta conferência que deverá reunir a oposição e o regime sírios, assim como os principais atores do conflito, destacou o porta-voz do ministério, Marzieh Afjam, em declarações à agência oficial IRNA. "Mas Teerã aceitará apenas ofertas que estejam à altura da honra da República Islâmica".
Os Estados Unidos vinculam a participação de Teerã na conferência "Genebra 2" à ratificação do acordo alcançado em junho de 2012 durante "Genebra 1", que acertou a formação de um governo de transição na Síria para substituir o regime do presidente Bashar al-Assad.
A ONU, favorável à participação de Teerã, anunciou que na primeira lista de convidados para a reunião de 22 de janeiro não consta o Irã.
O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, e seu homólogo americano, John Kerry, discutirão sobre a participação do Irã durante uma reunião em 13 de janeiro.
No domingo, Kerry abriu a porta à presença do Irã ao perguntar se os iranianos "poderiam contribuir à margem" e estimar que "todo mundo ficaria contente com um Irã construtivo".
O Irã é acusado de apoiar financeiramente e militarmente o regime de Assad e seu aliado libanês, o Hezbollah xiita.