Agência France-Presse
postado em 07/01/2014 09:57
Moscou - O presidente russo Vladimir Putin rezou, nesta terça-feira (7/1), com membros de uma igreja construída recentemente para os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sochi, para celebrar o Natal ortodoxo. Os membros da Igreja Ortodoxa russa celebram o Natal no dia 7 de janeiro, seguindo o calendário juliano, já que essa Igreja nunca adotou o calendário gregoriano.
[SAIBAMAIS]O Natal ortodoxo coincidiu com o lançamento de uma zona de segurança ao redor de Sochi, restringindo o acesso público a essa cidade, submetida a diversas medidas de segurança há um mês do início do Jogos Olímpicos. Putin, cercado por centenas de fiéis, entre eles mulheres com cabeças cobertas com véus, assistiu a uma missa da meia-noite na Igreja da Imagem do Salvador Não Feita por Mãos Humanas.
"Essa iluminada festa religiosa nos enche de sentimentos e pensamentos bondosos e serve para nos unir a milhões de pessoas com base em valores espirituais compartilhados e tradições históricas", afirmou Putin em uma mensagem aos russos publicada no site oficial do Kremlin. O presidente costuma celebrar o Natal em igrejas de província, enquanto o primeiro-ministro Dimitri Medvedev assiste todos os anos a uma missa natalina da Igreja do Cristo Salvador de Moscou celebrada pelo patriarca ortodoxo Kirill.