Jornal Correio Braziliense

Mundo

Londres concede asilo a aproximadamente 1.500 refugiados sírios em um ano

Segundo números oficiais do Ministério britânico do Interior, a Grã-Bretanha concedeu asilo a mais de dois mil sírios desde o início da revolta contra o regime sírio de Bashar al-Assad, e que evoluiu para uma guerra civil

A Grã-Bretanha concedeu asilo político a cerca de 1.500 refugiados sírios em 2013, anunciou o vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg. "Aceitamos pelo menos 1.500 solicitantes de asilo", declarou Clegg ao Parlamento, em Londres.

"Claro, temos de fazer isso. Aceitamos centenas de solicitantes de asilo que pediram abrigo em nosso país e que obtiveram asilo em virtude das nossas obrigações internacionais", acrescentou.

Segundo números oficiais do Ministério britânico do Interior, a Grã-Bretanha concedeu asilo a mais de dois mil sírios desde o início da revolta contra o regime sírio de Bashar al-Assad, em março de 2011, e que evoluiu para uma guerra civil.



[SAIBAMAIS]Em dezembro passado, a Anistia Internacional acusou os países da União Europeia (UE) de acolher "um número lamentavelmente baixo" de refugiados sírios. A ONG apontou, sobretudo, para a Grã-Bretanha, que não se ofereceu espontaneamente para ajudar os refugiados sírios.

"Se eles entraram na Grã-Bretanha por seus próprios meios, vamos estudar a situação caso a caso", disse à AFP uma porta-voz do Ministério britânico do Interior.

"Nossa política consiste em fornecer uma ajuda no país e assistência na região", completou. O governo britânico reservou cerca de 500 milhões de libras (US$ 820 milhões) em ajuda aos civis sírios vítimas de guerra. Desse total, 236 milhões de libras foram destinados aos países vizinhos que acolhem milhares de refugiados.