Mundo

Combates e atentados deixam mais de 20 mortos no centro e norte da Síria

Um primeiro carro-bomba matou 18 pessoas em uma localidade da província síria de Hama, no centro do país

Agência France-Presse
postado em 09/01/2014 11:22
As pessoas se reúnem em torno dos destroços de um carro-bomba na aldeia de Al-Kafat, na província central de Hama, na Síria

Beirute -
Dois carros-bomba mataram 27 pessoas nesta quinta-feira (9/1) no centro e no norte da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). Um primeiro carro-bomba matou 18 pessoas em uma localidade da província síria de Hama, no centro do país.

[SAIBAMAIS]Segundo a fonte, a maioria das vítimas são de alauítas, sunitas e ismaelitas. Os alauítas, confissão à qual pertence o chefe de Estado Bashar al Assad, e os ismaelitas são xiitas. Na Síria, a maioria da população é sunita. O atentado aconteceu perto de uma escola do povoado de Al Kafate, em poder das forças do regime. A maioria das vítimas é de civis, mas também figuram membros dos comitês de defesa, uma milícia governametnal local. Os combates entre jihadistas e rebeldes prosseguiam no norte da Síria depois de uma semana de confrontos.



Nove pessoas também morreram na explosão de um carro-bomba do Estado Islâmico do Iraque e o Levante (EIIL) em um ponto de controle rebelde da cidade de Al Bab, na província de Aleppo (norte), segundo Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH. O EIIL, um grupo jihadista ligado à Al-Qaeda, e os rebeldes se enfrentam há vários dias na região, apesar de terem lutado juntos contra o regime de Bashar al Assad no início do conflito armado sírio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação