Mundo

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, renova parte do gabinete do país

Maduro venceu a eleição de abril com uma estreita margem de votos - apenas 1,5% dos votos. O resultado das urnas é, até hoje, contestado pela oposição

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 08:30
Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira "ajustes necessários" no gabinete ministerial, após receber a renúncia de seus ministros para facilitar a renovação do governo.

Maduro venceu a eleição de abril com uma estreita margem de votos - apenas 1,5% dos votos. O resultado das urnas é, até hoje, contestado pela oposição

Após a renúncia em bloco do gabinete, durante a tarde, Maduro confirmou a permanência dos ministros da Justiça, Miguel Rodríguez, Defesa, almirante Carmen Meléndez, Comunicação, Delcy Rodríguez, e da Mulher, Andreína Tarazona, além de parte do Comando Estratégico Operacional.

O presidente designou Antonio "El Potro" Álvarez para a pasta dos Esportes, Héctor Rodríguez - ex-ministro da Juventude - para o ministério da Educação Superior; e o general Wilmer Barrientos - ex-secretário da Presidência - para o ministério da Indústria.

"São movimentos necessários para ajustar, melhorar a marcha (...) ajustes para seguir com a luta pela paz em nossa pátria e fortalecer nossa Venezuela amada e querida", afirmou Maduro.

[SAIBAMAIS]

Durante a tarde, Maduro havia recebido "as cartas de todos os ministros entregando os cargos para facilitar a renovação do governo neste ano que se inicia".

Maduro venceu a eleição de abril com uma estreita margem de votos - apenas 1,5% dos votos. O resultado das urnas é, até hoje, contestado pela oposição.

Seu primeiro ano de governo foi marcado por um forte aumento da inflação, que encerrou o ano em 56%; pelo aumento do dólar no mercado paralelo ilegal até superar em dez vezes a cotação oficial; além de uma crise no abastecimento. Todos esses problemas foram definidos pelo governo como fruto de "uma guerra econômica da burguesia".

Leia mais notícias em Mundo

O anúncio de Maduro foi feito em um momento de comoção nacional pelo assassinato da ex-miss e atriz Mónica Spear e de seu marido, Thomas Berry, em um país com uma das taxas de homicídios mais altas do mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação