Mundo

Reunião dos chanceleres da Aliança do Pacífico querem tarifas alfandegárias

A Aliança do Pacífico, criada em 2011 para reforçar a integração econômica entre seus membros, representa 50% do comércio da América Latina com o mundo

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 08:57
México - Os chanceleres dos países que formam a Aliança do Pacífico - México, Chile, Peru e Colômbia - se reuniram na quinta-feira na Cidade do México para preparar uma próxima cúpula na qual será assinado um acordo que elimina tarifas alfandegárias, informou a chancelaria mexicana.

Os ministros das Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno; da Colômbia, María Ángela Holguín; e do Peru, Eda Rivas, se reuniram com seu colega mexicano José Antonio Meade para revisar "os preparativos da cúpula do mecanismo que irá ocorrer em Cartagena das Índias, Colômbia, em fevereiro", indica um comunicado da chancelaria mexicana.

Nesta ocasião, os presidentes dos quatro países assinarão um acordo que "estabelece a redução tarifária de 100% do universo de produtos: 92% instrumentado de maneira imediata, outros 7% no curto e médio prazos, e 1% de redução no longo prazo em períodos estabelecidos", informou a instituição.

Leia mais notícias em Mundo

A Aliança do Pacífico, criada em 2011 para reforçar a integração econômica entre seus membros, representa 50% do comércio da América Latina com o mundo e 35% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação