Mundo

Israel anuncia moradias para colonos em Jerusalém Oriental e Cisjordânia

Cerca de 350 mil colonos judeus vivem nos assentamentos da Cisjordânia e outros 200 mil israelenses residem em bairros de colonização em Jerusalém Leste ocupada e anexada

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 10:14
Jerusalém - Israel anunciou nesta sexta-feira a construção de mais de 1.800 novas casas para colonos em Jerusalém Oriental anexada e na Cisjordânia ocupada, afirmou a ONG israelense Paz Agora.

O ministério da Habitação publicou os planos para a construção de 1.076 casas em Jerusalém Oriental e de outras 801 na Cisjordânia, declarou à AFP o porta-voz da Paz Agora, Lio Amihai.

"Muitas destas casas serão construídas nas colônias de Efrat e Ariel, na Cisjordânia, e nos bairros de Ramat Shlomo, Ramot e Pisgat Zeev, em Jerusalém Oriental", disse.

[SAIBAMAIS]

O chefe das negociações palestino reagiu dizendo que o projeto israelense é uma mensagem para o secretário de Estado americano John Kerry, para que cesse suas tentativas de alcançar um acordo de paz.

"O projeto de novas construções é uma mensagem de (primeiro-ministro israelense Benjamin) Netanyahu, a John Kerry para que não volte à região para continuar com seus esforços nas negociações entre Israel e os palestinos", declarou Saeb Erakat.

John Kerry, que deixou nesta semana o Oriente Médio sem colocar de acordo israelenses e palestinos sobre seu plano de paz, declarou em várias ocasiões que os Estados Unidos consideram que a colonização é ilegítima.

Leia mais notícias em Mundo

Cerca de 350.000 colonos judeus vivem nos assentamentos da Cisjordânia e outros 200.000 israelenses residem em bairros de colonização em Jerusalém Leste ocupada e anexada. A comunidade internacional estima que a colonização dos territórios palestinos é ilegal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação