Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 10:32
Berlim - A nova ministra alemã da Família, Manuela Schwesig, propôs que a jornada de trabalho de pais com filhos pequenos seja reduzida para 32 horas semanais, para que eles possam conciliar melhor a vida profissional com a familiar.A ministra social-democrata, que acaba de entrar no novo governo de coalizão da chanceler Angela Merkel, afirmou que quer "promover a compatibilidade do trabalho com a família, tanto para o pai quanto para a mãe", em uma entrevista publicada nesta sexta-feira pelo diário econômico Handeslblatt.
[SAIBAMAIS]
Na Alemanha, muitas mulheres não têm filhos para continuar trabalhando, ou deixam o trabalho quando viram mães. "A redução dos lucros das empresas poderia ser compensada parcialmente por incentivos fiscais", acrescentou a ministra em outra entrevista, publicada pelo jornal Bid.
O periódico cita um estudo do instituto econômico DIW que estima em 140 milhões de euros os custos adicionais desta medida para o orçamento do governo.
leia mais notícias em Mundo
O deputado conservador Michael Fuchs disse ao Bid que uma medida deste tipo não seria viável, enquanto a Federação Alemã de Comércio e Indústria afirmou que uma mudança na carga horária de trabalho "deve ser feita dentro das empresas" e não através de uma legislação, em entrevista ao diário regional Passaur Neun Presse.