Mundo

Incêndio destrói parte de conhecido instituto budista tibetano

O incêndio provocou importantes danos materiais, ao menos 10 estruturas do local foram destruídas, mas não deixou vítimas.

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 12:50
Pequim - Um dos maiores centros do budismo tibetano na China, o instituto Larung Gar, na província de Sichuan (sudoeste), sofreu um incêndio que danificou grande parte de suas instalações, informou o site oficial Zhongguo Winwen Wang.

As causas do incêndio, declarado na noite de quinta-feira e que foi combatido por 450 bombeiros, policiais e socorristas, ainda não foram esclarecidas. O incêndio provocou importantes danos materiais, ao menos 10 estruturas do local foram destruídas, mas não deixou vítimas.

O instituto Larung Ga está situado no condado de Seda, a mais de 4.000 km de altura e longe das cidades. A mais próxima se encontra a centenas de quilômetros.



O instituto budista foi fundado em 1980 e rapidamente se converteu em um dos maiores centros mundiais do budismo tibetano, com uma população de 10.000 pessoas entre monges, monjas e estudantes.

Em 2001, a polícia chinesa obrigou centenas de monges e monjas tibetanos a abandonarem o instituto e destruiu mil casas. A polícia exigia que os religiosos assinassem um documento que denunciava o Dalai Lama, líder espiritual tibetano.

Após este incidente, o fundador do centro, Khenpo Jigme Phuntsok, que faleceu em 2004, permaneceu detido por um ano. Desde 2009, mais de 120 tibetanos se imolaram ou tentaram fazê-lo para protestar contra a repressão religiosa e cultural que sofrem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação