Mundo

Diplomata indiana que estava detida em Nova York é repatriada

A justiça americana acusa Khobragade de não pagar o suficiente à sua empregada

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 12:58
Nova Délhi - Os Estados Unidos decidiram repatriar uma diplomata indiana que foi presa em dezembro, em Nova York, na tentativa de pôr fim à crise diplomática entre os países, causada pela detenção. Devyani Khobragade, cônsul-geral adjunta de Nova York, foi presa em 12 de dezembro e permaneceu detida por 48 horas.

O mal-estar diplomático, porém, parece não ter chegado ao fim, já que o governo da Índia pediu aos Estados Unidos que retirem um diplomata de "status similar" ao de Devyani Khobragade de sua embaixada em Nova Délhi, intensificando a disputa entre os dois países, informou a agência de notícias indiana Press Trust.

A justiça americana acusa Khobragade de não pagar o suficiente à sua empregada, Sangeeta Richards, também indiana, e de ter apresentado documentos falsos para permitir a obtenção do visto de trabalho da doméstica.

O tratamento dado à cônsul, detida e revistada quando deixava seus filhos na escola, desencadeou a ira das autoridade indianas, que denunciaram a violação da sua imunidade diplomática.



"Devyani Khobragade obteve dos Estados Unidos um visto G1, que lhe dá direito a imunidade diplomática total. Ela já está em um avião para ser repatriada", informou, através de um tuíte, o porta-voz do ministério indiano das Relações Exteriores, nesta sexta-feira.

A cônsul solicitou, em novembro de 2012, um visto de trabalho para sua empregada, informando que lhe pagaria 4.500 dólares por mês. Porém, na verdade, ela já teria combinado em pagar cerca de 573 dólares para uma carga horária entre 37,5 e 41,5 horas semanais, muito abaixo do salário mínimo estabelecido pela lei americana.

Khobragade teria feito um contrato falso e pedido à sua empregada que mentisse sobre o seu salário durante a entrevista para a obtenção de visto.

Quando a doméstica chegou aos Estados Unidos, acabou tendo que trabalhar mais de 100 horas por semana, sem direito a dia de folga, o que equivale a uma remuneração de pouco mais de um dólar por hora. Em junho de 2013, ela escapou. Sua família na Índia foi alvo de inúmeras pressões para que ela voltasse ao trabalho e não contasse o que havia acontecido.

A maioria dos indianos, porém, considera que Khobragade foi vítima de tratamento humilhante por parte da polícia americana.

Em retaliação, as autoridades do país asiático passaram a exigir a apresentação dos contratos que regem os empregados domésticos dos diplomatas americanos e suspenderam a importação de bebidas alcoólicas por parte da embaixada americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação