Mundo

Presidente afegão não assinará acordo com os EUA antes de abril

O governo americano continua a conceder novos prazos ao presidente afegão, que está relutante em assinar um acordo bilateral de segurança

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 14:10
O embaixador americano no Afeganistão advertiu o governo de Barack Obama em uma nota confidencial que o presidente Hamid Karzai provavelmente não assinará o acordo de segurança entre os dois países antes das eleições presidenciais de abril, informou nesta sexta-feira (10/1) The Washington Post.

O governo americano continua a conceder novos prazos ao presidente afegão, que está relutante em assinar um acordo bilateral de segurança (BSA, por sua sigla em inglês), que inicialmente deveria ter sido assinado no outono boreal, e que deve definir a presença americana no Afeganistão após a retirada da OTAN no final de 2014.

[SAIBAMAIS]Depois de meses de intensas negociações, Cabul e Washington concordaram no final de novembro sobre os termos deste tratado, mas o embaixador americano James Cunningham afirmou em um telegrama diplomático que o presidente afegão, provavelmente não vai assinar nada antes das eleições de abril.



Washington se mostrou particularmente irritado com a decisão surpresa de Karzai de deixar para o seu sucessor a tarefa de assinar o BSA quando tinha prometido fazê-lo rapidamente.

"Vamos continuar insistindo fortemente junto ao presidente Karzai para assinar o BSA rapidamente", disse um funcionário do Departamento de Estado, quando questionado sobre a advertência de James Cunningham.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação