Mundo

Nos Estados Unidos, 50% dos legisladores são milionários, segundo pesquisa

Ao menos 268 dos 534 integrantes do Senado e da Câmara de Representantes tiveram uma renda média de U$ 1 milhão ou mais em 2012

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 14:31
Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, a metade dos congressistas é de milionários, segundo análise de uma associação que pesquisa a influência do dinheiro na política.

Segundo o estudo, neste aspecto não existem diferenças entre democratas e republicanos.

Ao menos 268 dos 534 integrantes do Senado e da Câmara de Representantes tiveram uma renda média de um milhão de dólares ou mais em 2012, o ano de referência do imposto de renda de 2013, com uma renda média de 1.008.767 dólares, indica o Centro para Políticas Responsáveis, que pode ser visitado em OpenSecrets.org.

Republicanos e democratas estão quase em condições iguais: os legisladores democratas têm uma renda média de 1,04 milhão de dólares anuais, contra um milhão de seus adversários políticos.



Seja qual for o partido, as rendas aumentaram em um ano, com 990.000 dólares declarados em 2012 para os democratas e 907.000 para os republicanos.

O legislador mais rico é o representante Darrell Issa, republicano da Califórnia, que fez uma fortuna com seus sistema antirroubos para carros Viper, e obteve entre 330 e 598 milhões de dólares de rendas líquidas.

O mais pobre é seu colega, David Valadao, também republicano da Califórnia, cuja fazenda tem 12,1 milhões de dólares de dívidas.

As pesquisas "mostram que os americanos estão descontentes com seus legisladores", destacou Sheila Krumholz, diretora do Centro de Políticas Responsáveis. "Mas isto não muda nosso desejo de eleger pessoas ricas que levem nossas preocupações ao Congresso".

"É inegável que em nosso sistema eleitoral os candidatos devem ter acesso a financiamento para realizar boas campanhas", concluiu Krumholz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação