Mundo

Irã anuncia que há soluções sobre desacordos com as grandes potências

"Encontramos soluções para todos os pontos em desacordo sobre o acordo de Genebra e a sua implementação depende agora da ratificação pelas capitais", declarou Irib M. Araghchi

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 15:00
O Irã e as grandes potências resolveram "todos os pontos em desacordo" sobre o acordo nuclear concluído no final de novembro, e cuja aplicação depende da ratificação das diferentes capitais, anunciou nesta sexta-feira (10/1)o negociador iraniano Abbas Araghchi.

"Nós encontramos soluções para todos os pontos em desacordo sobre o acordo de Genebra e a sua implementação depende agora da ratificação pelas capitais", declarou à rádio-televisão iraniana Irib M. Araghchi, após dois dias de negociações na cidade suíça com uma responsável da União Europeia representando os países do grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).


O negociador classificou de "boas, construtivas e intensas" suas conversações com Helga Schmid, a adjunta da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, que é encarregada das negociações em nome do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha).

Araghchi acrescentou que os chanceleres das grandes potências que concluíram o acordo de 24 de novembro em Genebra publicarão uma declaração.Também afirmou que não está prevista mais nenhuma reunião de especialistas.

O anúncio de Araghchi não foi ainda confirmado por fontes europeias.

O acordo de 24 de novembro prevê, entre outras coisas, que não haja novas sanções contra o Irã durante um período de seis meses no qual Teerã também se comprometeu em congelar o desenvolvimento de seu programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação