Mundo

União Europeia aponta progressos significativos nas negociações com Irã

"Agora estamos em nível de validação nas capitais", indicou o porta-voz da chefe da diplomacia da UE

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 16:21
A União Europeia anunciou nesta sexta-feira que houve progressos significativos em todos os temas relativos ao programa nuclear iraniano, mas que ainda falta a ratificação dos distintos países para aplicar o acordo de novembro entre o Irã e as grandes potências.

"Foram realizados progressos significativos em todos os temas relevantes. Agora estamos em nível de validação nas capitais", indicou Michael Mann, porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, depois de dois dias de conversações com uma dirigente da União Europeia que representa os países do grupo 5%2b1.

Pouco antes, o negociador iraniano Abbas Araghchi afirmou que o Irã e as grandes potências resolveram "todos os pontos em desacordo" sobre o acordo nuclear concluído no final de novembro.



"Nós encontramos soluções para todos os pontos em desacordo sobre o acordo de Genebra e a sua implementação depende agora da ratificação pelas capitais", declarou à rádio-televisão iraniana Irib M. Araghchi, após dois dias de negociações na cidade suíça com uma responsável da União Europeia representando os países do grupo 5%2b1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha).

O negociador classificou de "boas, construtivas e intensas" suas conversações com Helga Schmid, a adjunta da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, que é encarregada das negociações em nome do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha).

Araghchi acrescentou que os chanceleres das grandes potências que concluíram o acordo de 24 de novembro em Genebra publicarão uma declaração.

Também afirmou que não está prevista mais nenhuma reunião de especialistas. O anúncio de Araghchi não foi ainda confirmado por fontes europeias.

O acordo de 24 de novembro prevê, entre outras coisas, que não haja novas sanções contra o Irã durante um período de seis meses no qual Teerã também se comprometeu em congelar o desenvolvimento de seu programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação