Mundo

Casa Branca espera que Congresso descarte novas sanções contra Irã

Nesta sexta-feira, representantes do Irã e da União Europeia chegaram a um entendimento sobre um acordo interino, que deve ser ratificado pelos países signatários

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 19:46
A Casa Branca reafirmou nesta sexta-feira (10/1) que espera que o Congresso não adote novas sanções contra o Irã, mas não pôde garantir que um texto neste sentido seja evitado no Senado.

"Seguimos esperando que o Congresso não adote tais sanções em razão do efeito negativo que teriam sobre as negociações em curso e sobre a possibilidade de resolver estes problemas de maneira pacífica, mas não vou fazer prognósticos em matéria legislativa", disse o porta-voz da presidência americana Jay Carney.

[SAIBAMAIS]No dia 24 de novembro, em Genebra, o Grupo 5%2b1 - formado por Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Rússia, China e Alemanha - chegou a um acordo provisório com o Irã sobre o programa nuclear da república islâmica.

O acordo, obtido após anos de bloqueio, prevê que não haverá sanções contra o Irã durante um período de seis meses, no qual Teerã aceitou congelar seu polêmico programa nuclear visando acertar um pacto mais amplo.



Nesta sexta-feira, representantes do Irã e da União Europeia, que conduziam as negociações em nome do 5%2b1, chegaram a um entendimento sobre um acordo interino, que deve ser ratificado pelos países signatários.

Segundo Jay Carney, a adoção de novas sanções contra o Irã por parte do Congresso dos Estados Unidos poderia ter um efeito contrário ao procurado por seus promotores, entre eles o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata Robert Menendez.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação