Mundo

Oposição síria quer que governo de transição tenha plenos poderes

Os representantes reunidos em Córdoba também defenderam a "convocação de uma 'conferência de salvação nacional'

Agência France-Presse
postado em 10/01/2014 22:16
Madri - Representantes de diversos grupos da oposição síria reunidos nesta quinta e sexta-feira na cidade de Córdoba, no sul da Espanha, defenderam a criação de um governo de transição com plenos poderes e a celebração de uma "conferência de salvação nacional" com os opositores que atuam dentro do país.

A declaração conjunta acertada por mais de 100 membros "de partidos políticos e grupos da sociedade civil, assim como líderes religiosos e sociais", defende "uma solução política como via prioritária para que a paz possa reinar na Síria", informou a chancelaria espanhola.

"Esta solução, reconhecem, exige uma mudança de regime, com a formação de um governo de transição com plenos poderes", destacou a chancelaria em Madri, que promoveu a reunião com o apoio da Casa Árabe e da diplomacia da UE.

Os representantes reunidos em Córdoba também defenderam a "convocação de uma ;conferência de salvação nacional; e rejeitaram interferências externas.

O encontro teve como lema "devolver a legitimidade aos atores do interior da Síria e a recuperação da tomada das decisões por parte dos sírios", destacou à rádio estatal espanhola Mohamed Barmu, representante do Partido do Desenvolvimento Nacional.

Esta reunião, celebrada pouco antes da conferência de paz Genebra II, no dia 22 de janeiro, buscava reduzir as divergências entre os distintos grupos opositores antes do encontro na Suíça.

Em sua declaração final, os opositores pediram "garantias internacionais para o cumprimento dos acordos obtidos na próxima reunião de Genebra", revelou a chancelaria espanhola.

A conferência de paz Genebra II, que de fato ocorrerá em Montreux, sob a presidência do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, contará com representantes de cerca de 20 países, entre os dias 22 e 24 de janeiro, com a presença do mediador internacional Lakhdar Brahimi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação