Mundo

Guatemala tem alerta de perigo por erupção do vulcão Pacaya

O Pacaya é um dos três vulcões ativos na Guatemala, juntamente com o Fuego (sudoeste) e o Santiaguito (oeste)

Agência France-Presse
postado em 11/01/2014 19:35
Cidade da Guatemala - A Coordenação Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred, estatal) decretou neste sábado alerta laranja institucional (de perigo) devido ao aumento da atividade do vulcão Pacaya, situado 50 km ao sul da capital.

A Conred, encarregada da defesa civil no país, indicou em um comunicado que "declarou (o) alerta laranja institucional devido à erupção contínua do vulcão Pacaya", de 2.552 metros de altitude e situado entre os departamentos (estados) de Guatemala (centro) e Escuintla (sul).

Leia mais notícias em Mundo


Após emitir o alerta de perigo, a Conred iniciou uma evacuação preventiva em algumas comunidades vizinhas ao vulcão até a região urbana do município de San Vicente Pacaya (Escuintla).

Ao elevar o nível de alerta, as instituições que integram o sistema de defesa civil "se mantêm preparadas diante de qualquer situação que se apresente, monitorando o aumento da atividade do colosso e estabelecendo comunicação com as autoridades em nível local, municipal e departamental (estadual)", acrescentou o boletim.

Segundo a nota, as colunas de cinzas lançadas pelo vulcão atingiam 50 metros de altura sobre a cratera.

Por este motivo, o estatal Instituto de Vulcanologia (Insivumeh) recomendou à Direção Geral de Aeronáutica Civil para adotar as precauções necessárias com relação ao tráfego aéreo.

Por enquanto, o ingresso ao Parque Nacional Pacaya está restrito e as autoridades proibiram o acesso de turistas à região vulcânica.

O vulcão Pacaya registrou em 27 e 28 de maio de 2010 uma forte erupção que causou a morte de um jornalista de televisão e milhares de desabrigados, forçando o fechamento do aeroporto internacional da capital por cinco dias.

O Pacaya é um dos três vulcões ativos na Guatemala, juntamente com o Fuego (sudoeste) e o Santiaguito (oeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação