Mundo

Senador japonês viaja à Coreia do Norte para reunião com autoridades

Antonio Inoki realizou em novembro uma polêmica visita à Coreia do Norte sem autorização do Parlamento japonês e em seu retorno foi suspenso por um mês

Agência France-Presse
postado em 12/01/2014 09:32
Tóquio - Um senador japonês viajou neste domingo de Tóquio à Coreia do Norte, convidado pelas autoridades de Pyongyang, onde se reunirá com autoridades do regime comunista, palco há algumas semanas de uma punição em sua cúpula. "Só vou me informar acerca das pessoas que estão em evidência, depois de algumas mudanças na estrutura" do poder em Pyongyang, explicou Antonio Inoki antes de embarcar no aeroporto Haneka e Tóquio, citado pela agência Jiji Press.

Leia mais notícias em Mundo

Inoki deve voar na segunda-feira de Pequim rumo à capital norte-coreana e seu retorno está previsto para o dia 16 de janeiro.

Antonio Inoki realizou em novembro uma polêmica visita à Coreia do Norte sem autorização do Parlamento japonês e em seu retorno foi suspenso por um mês. Desta vez ele não precisa de nenhuma permissão, já que o Parlamento está em recesso.

Em Pyongyang se reuniu em novembro com Jang Song-Thaek, o tio todo-poderoso do líder máximo, Kim Jong-Un. O senador Inoki também abriu na capital norte-coreana uma representação de sua fundação sem fins lucrativos dedicada à promoção dos intercâmbios esportivos.

O tio de Kim Jong-Un, mentor de seu jovem sobrinho nos primeiros meses após sua chegada ao poder, foi detido, julgado e executado em um período de um mês, em meados de dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação