Mundo

Cinco policiais morrem em atentado com explosivos no Paquistão

País enfrenta a insurgência dos talibãs locais e de grupos secessionistas da província do Baluchistão

Agência France-Presse
postado em 12/01/2014 10:34
Peshawar - Ao menos cinco policiais morreram e quatro ficaram feridos na explosão de um artefato explosivo na passagem do comboio de um funcionário de alto escalão do Paquistão, em uma zona de frequentes ataques talibãs no noroeste do país, indicaram as autoridades neste domingo.

Leia mais notícias em Mundo

O comboio de Amir Muqam, um conselheiro do primeiro-ministro Nawaz Sharif, passava por Martoong, no Vale do Swat, que esteve controlado pelos talibãs entre 2007 e 2009. "Ao menos cinco policiais morreram e quatro ficaram feridos", declarou à AFP um funcionário da polícia local, Abdullah Khan.

Amir Muqam declarou à AFP que estava são e salvo, embora comovido pela morte de seus guarda-costas.

O número de vítimas de atentados rebeldes no Paquistão aumentou mais de 20% em 2013 após três anos em baixa, segundo um relatório recente.

O Paquistão enfrenta a insurgência dos talibãs locais e de grupos secessionistas da província do Baluchistão (sudoeste).

O Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP, os talibãs paquistaneses) e outros grupos islamitas armados cometeram em 2013 mais de 1.150 atentados, o que significa uma média de três ao dia. E os rebeldes do Baluchistão cometeram, por sua vez, mais de 425, segundo um relatório do Instituto Paquistanês para Estudos sobre a Paz (PIPS), um centro independente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação