Mundo

Haitianos lembram de terremoto mortal quatro anos depois após catástrofe

Data do terremoto que devastou o país em 12 de janeiro de 2010, deixando mais de 250.000 mortos foi declarada "dia de comemoração e reflexão" pela Presidência da república

Agência France-Presse
postado em 12/01/2014 16:23
Porto Príncipe - Centenas de haitianos, a maioria vestindo branco, se dirigia neste domingo (12/1) para os centros de culto para lembrar o quarto aniversário do terremoto que devastou o país em 12 de janeiro de 2010, deixando mais de 250.000 mortos. A data foi declarada "dia de comemoração e reflexão" pela Presidência da república.

Leia mais notícias em Mundo

Ao longo do dia, "a bandeira nacional ficará a meio mastro, as discotecas e outros locais similares ficarão fechados", anunciou o governo, convocando também as emissoras de TV e rádio a difundir conteúdos de acordo com a ocasião. "Continuamos neste 12 de janeiro 2014 com sentimentos de profunda inquietação, não só com respeito à capacidade das instituições públicas de responder às demandas sociais, como também por nosso verdadeiro compromisso na política de reconstrução do país", escreveu em mensagem o presidente do Senado haitiano, Dieuseul Simon Desras.

Logo cedo neste domingo, o presidente Michel Martelly, acompanhado da primeira-dama, tinham previsto depositar uma oferenda de flores na localidade de Saint-Christophe, onde foram enterradas muitas vítimas do terremoto em uma vala comum, explicou o porta-voz da presidência, Lucien Jura. Uma cerimônia ecumênica está prevista antes das 16H53 locais (19H53 de Brasília), na hora exata em que o tremor sacudiu o país por 35 segundos.

Espera-se a presença de muitas pessoas nesta cerimônia, que será celebrada em uma praça pública a poucos metros do palácio presidencial, que continua em ruínas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação