Mundo

Chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif viajará à Síria nos próximos dias

Zarif chegou na tarde deste domingo (12/1) a Beirute durante viagem regional que incluirá Iraque, Jordânia e Síria

Agência France-Presse
postado em 12/01/2014 19:57
Teerã - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, viajará nos próximos dias à Síria, seu principal aliado regional, anunciaram neste domingo (12/1) veículos de comunicação em Teerã. Zarif chegou na tarde deste domingo a Beirute durante viagem regional que incluirá Iraque, Jordânia e Síria, informou o Al Alam, canal de informação em árabe da TV oficial iraniana, sem dar maiores detalhes sobre a visita a Damasco.

Leia mais notícias em Mundo

O Irã, que apoia o presidente sírio, Bashar al Assad, não está na lista de convidados da conferência internacional sobre a Síria, que será inaugurada em 22 de janeiro na Suíça. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deseja convidar Teerã para a cúpula, assim como a Rússia, principal aliada de Damasco.

Mas os Estados Unidos propôs um papel completamente secundário, o que o Irã rejeita. "Se recebermos um convite sem condições prévias, participaremos da conferência Genebra-2, mas não estamos buscando um convite", disse Zarif ao chegar a Beirute.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, considerou na quinta-feira passada que a conferência de paz seria um fracasso se não contar com a participação do seu país. "Uma reunião transregional na qual atores influentes não participem não poderá resolver a crise síria", afirmou em conversa por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, segundo a agência iraniana Isna.

O Irã diz apoiar uma solução política para o conflito que, segundo uma ONG síria, já deixou mais de 130.000 mortos em quase três anos. E Teerã, apesar de seus desmentidos, é acusada de apoiar militar e economicamente a região de Damasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação