Mundo

Membro da Al-Qaeda que matou seis ocidentais é condenado à pena de morte

Outros dez membros do comando que realizaram o ataque foram condenados a penas de três a doze anos de prisão

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 07:22
Riade - Um tribunal da Arábia Saudita condenou à morte um membro de um comando da Al-Qaeda que matou seis ocidentais em 2004 em um ataque na cidade de Yanbu, indicou a agência oficial SPA no domingo (12/1). Outros dez membros do comando que realizaram o ataque foram condenados a penas de três a doze anos de prisão, indicou a agência.

Os onze homens - sete deles irmãos - foram declarados culpados de terem participado de um ataque contra uma companhia americana na cidade portuária de Yanbu (noroeste) em 2004, um ano no qual ocorreram vários atentados no país. Dois americanos, dois britânicos, um australiano, um canadense e um policial saudita morreram no ataque, assim como quatro criminosos.



O homem condenado à morte foi declarado culpado de ter fabricado explosivos. A agência não forneceu os nomes dos condenados, que também foram punidos por terem armas e financiarem o ataque.

Os tribunais especializados em casos de terrorismo começaram em 2011 a julgar dezenas de sauditas e estrangeiros acusados de pertencer à Al-Qaeda ou envolvidos na onda de atentados que o país viveu entre 2003 e 2006. No início de janeiro, um saudita foi condenado a 30 anos de prisão por uma tentativa de atentado contra a refinaria de Yanbu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação