Mundo

Grupos civis armados fecham cerco ao redor de cidade mexicana

Centenas de homens armados das autodefesas de Michoacán invadiram em caminhonetes Nueva Italia, uma cidade de 40 mil habitantes

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 07:57
Nueva Italia - Os grupos de civis armados denominados autodefesas fecharam o cerco ao redor da cidade mexicana de Apatzingán (Michoacán, oeste), o principal reduto de seus inimigos do cartel. Os Cavaleiros Templários, ao se apoderarem no domingo de Nueva Italia, uma localidade chave onde foram recebidos a tiros.

[SAIBAMAIS]Centenas de homens armados das autodefesas de Michoacán invadiram em caminhonetes Nueva Italia, uma cidade de 40 mil habitantes localizada na sub-região de Tierra Caliente. As ruas do povoado estavam desoladas, com manchas de sangue em algumas calçadas, após o tiroteio desencadeado quando os civis armados chegaram à prefeitura.



Os Cavaleiros Templários "dispararam contra nós de dois pontos e o confronto durou uma hora e meia", relatou à AFP Jaime Ortix, um agricultor de 47 anos de La Ruana (outra comunidade de Tierra Caliente), mobilizado na praça principal junto a centenas de seus colegas armados, inclusive com fuzis AK-47. Este membro das autodefesas - que desde o início do ano passado pegaram em armas, argumentando a inação das autoridades diante dos crimes dos Templários - afirmou que o tiroteio deixou dois feridos entre suas tropas.

Alguns líderes do movimento se reuniram a portas fechadas com o prefeito e com cidadãos de Nueva Italia para explicar a eles sua estratégia contra o crime organizado, que, com suas extorsões, sugou a economia da região. Uma dona de casa e mãe de dois filhos que participou da reunião comemorou a chegada dos autodefesas.

"No início apoiávamos os Templários porque acreditávamos que protegiam Michoacán, mas agora a economia está muito baixa, não nos deixam trabalhar, cobram quotas. Se têm vontade, toda a Nueva Italia tem que fechar e as pessoas não os apoiam mais", declarou à AFP esta mulher que, por medo, pediu o anonimato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação