Mundo

Ariel Sharon é enterrado na fazenda da família, no deserto do Neguev

O ex-primeiro-ministro israelense Foi enterrado junto a sua segunda esposa, Lily, como ele desejava

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 11:26
O comboio que levava o caixão de Ariel Sharon chega ao local do enterro, onde sua segunda esposa Lily está enterrado

Rancho Sycamore
- O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, falecido no sábado (11/1), foi enterrado nesta segunda-feira (13/1) na fazenda de sua família localizada ao sul do deserto do Neguev. Sharon, de 85 anos, havia permanecido oito anos em coma após um derrame cerebral ocorrido em janeiro de 2006. Foi enterrado junto a sua segunda esposa, Lily, como ele desejava.

[SAIBAMAIS] Durante o funeral militar, oito generais transportaram o caixão, envolvido na bandeira branca e azul com a estrela de David, enquanto um cantor entoava uma oração tradicional para os mortos. Depois de retirar a bandeira, baixaram o caixão até o túmulo e o cobriram com terra. Como manda a tradição, um rabino militar se aproximou dos dois filhos de Sharon, Omri e Gilad, e fez um corte em suas camisas em sinal de luto. "Arik, o comandante. Teve muitos títulos através dos anos, mas acredito que este é o que lhe cai melhor", declarou o chefe de Estado-Maior, o tenente general Benny Gantz, utilizando o apelido de Sharon.



Entre as personalidades estrangeiras presentes se destacaram na primeira fila o vice-presidente americano, Joe Biden, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, emissário do Quarteto para o Oriente Médio. Sharon, que nasceu em uma comunidade agrícola no norte de Tel Aviv em 1928, queria ser enterrado na fazenda Sicomoros, no deserto do Neguev (sul), a poucos quilômetros da Faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas. Sharon, de 85 anos, havia permanecido oito anos em coma, como consequência de um derrame cerebral ocorrido em janeiro de 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação