Mundo

Exército do Sudão do Sul tenta recuperar último reduto rebelde

Os combates no Sudão do Sul começaram no dia 15 de dezembro entre o exército do governo do presidente Salva Kiir e os rebeldes, liderados pelo ex-primeiro-ministro Riek Machar

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 12:17
Juba - As tropas governamentais do Sudão do Sul avançavam nesta segunda-feira (13/1) na direção de Bor, a última capital regional em mãos rebeldes, enquanto as negociações de paz na vizinha Etiópia parecem estar longe de resultar num cessar-fogo. Bor, 200 km ao norte de Juba e capital do estado de Jonglei, mudou de mãos três vezes desde que começaram há um mês os enfrentamentos armados no Sudão do Sul.

[SAIBAMAIS]Em função dos confrontos, cerca de 10.000 pessoas viajaram ao Sudão fugindo do vizinho Sudão do Sul, segundo a agência da ONU para os refugiados. Os combates no Sudão do Sul começaram no dia 15 de dezembro entre o exército do governo do presidente Salva Kiir e os rebeldes, liderados pelo ex-primeiro-ministro Riek Machar. Os mediadores americanos e africanos do conflito no Sudão do Sul, que estão desde segunda-feira em Addis Abeba, suspenderam no sábado a reunião prevista na capital etíope à espera da resposta dos campos rivais sobre um projeto de cessar-fogo.



O principal obstáculo para a trégua é a libertação de 11 pessoas próximas a Machar, detidas por Kiir. Os partidários de Machar querem que elas participem das negociações, enquanto Salva Kiir deseja julgá-las.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação