Mundo

Estado Islâmico do Iraque e Levante se apodera de cidade do norte sírio

Os combates nesta localidade foram retomados após a expiração de um ultimato dado pelos rebeldes que pediam que os jihadistas do EIIL se retirassem de Jarabulus

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 12:29
Beirute - Jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL) se apoderaram de uma grande parte da cidade de Al-Bab, na província síria de Aleppo (norte), depois de combates com rebeldes, afirmou uma ONG nesta segunda-feira (13/1).

[SAIBAMAIS]Violentos combates são travados há dez dias entre rebeldes majoritariamente islamitas e o EIIL. Estes confrontos deixaram quase 700 mortos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), sediado no Reino Unido e que se apoia em uma rede de militantes, fontes médicas e militares em terra. "O EIIL tomou o controle de praticamente toda a cidade de Al-Bab, no nordeste de Aleppo", declarou o diretor desta ONG, Rami Abdel Rahman.



"Ainda são ouvidos disparos em Al-Bab, mas ignoramos se estão vinculados a um eventual prosseguimento dos combates ou a operações de limpeza", acrescentou. Esta localidade, cujo controle foi perdido há mais de um ano pelo regime de Bashar al-Assad, foi bombardeada violentamente no último fim de semana por aviões das tropas governamentais, com um saldo de 50 mortos, segundo o OSDH.

Os grupos rebeldes que lutam contra o EIIL avançavam na cidade de Jarabulus, na mesma província e perto da fronteira com a Turquia. "Os combates prosseguiram durante a noite em Jarabulus entre o EIIL, por um lado, e a Frente Islâmica e outros grupos rebeldes, por outro, e estes últimos avançaram", segundo a mesma fonte. Os combates nesta localidade foram retomados após a expiração de um ultimato dado pelos rebeldes que pediam que os jihadistas do EIIL se retirassem de Jarabulus.

Por sua vez, também explodiram combates entre o EIIL e forças da rebelião na província de Idleb (noroeste), onde os rebeldes progrediam, assim como em Raqa (norte), um reduto do EIIL no qual os jihadistas expulsaram em grande parte seus opositores. O braço do EIIL em Raqa afirmou no domingo que os ataques dos rebeldes contra ele buscavam satisfazer aos países ocidentais antes da conferência de paz sobre a Síria prevista na Suíça no dia 22 de janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação