Mundo

Obama pede ao Congresso oportunidade para diplomacia com Irã

Obama fez o apelo durante uma reunião bilateral com o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, no salão Oval da Casa Branca

Agência France-Presse
postado em 13/01/2014 20:51

Presidente dos EUA, Barack Obama durante um evento no Salão Leste da sala de jantar privada da Casa Branca (9/1)

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira (13/1) ao Congresso que dê uma oportunidade à diplomacia na questão do programa nuclear iraniano, no momento em que os legisladores ameaçam aprovar novas sanções contra Teerã.

Obama fez o apelo durante uma reunião bilateral com o chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy, no salão Oval da Casa Branca. "O que nós queremos é dar uma oportunidade para a diplomacia e para a paz. Sei que falo não apenas em meu nome, mas também em nome dos sócios do P5%2b1", afirmou.

O P5%2b1 reúne os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

Em reunião realizada em Genebra em novembro, o grupo concluiu um acordo interino com o Irã sobre o programa nuclear da República islâmica. Neste domingo, Teerã e Washington anunciaram que o acordo será aplicado a partir de 20 de janeiro.

Leia mais notícias em Mundo

Esse acordo prevê que não haverá mais sanções contra o Irã por seis meses. Durante esse período, Teerã aceitou congelar seu programa nuclear, enquanto se busca um acordo mais amplo. A comunidade internacional suspeita dos planos do Irã de se dotar de uma bomba atômica, o que o governo iraniano nega.

"Essa é uma oportunidade que não podemos deixar passar", declarou Obama, enquanto senadores democratas e republicanos insistiram em um projeto de lei para aumentar as sanções ao Irã, caso as negociações atuais fracassem.

"Não é hora de impor novas sanções", insistiu Obama. Em meados de dezembro, a Casa Branca advertiu que o presidente vetaria qualquer lei que aumentasse as sanções ao Irã, mas uma decisão desse tipo pode prejudicar sua imagem perante a opinião pública - especialmente se as negociações fracassarem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação