Mundo

Presidente francês deve se explicar após escândalo de suposto caso amoroso

François Hollande terá que encarar 500 jornalistas, que devem questionar dois temas delicados após um 2013 politicamente desastroso

Agência France-Presse
postado em 14/01/2014 10:26
Paris - Muito impopular, François Hollande deverá enfrentar nesta terça-feira (14/1) perguntas sobre sua vida privada após a revelação por uma revista de que ele estaria tendo um caso com uma atriz, durante uma coletiva de imprensa organizada inicialmente para esclarecer questões políticas de seu governo.

O presidente socialista terá que encarar 500 jornalistas, que devem questionar dois temas delicados após um ano de 2013 politicamente desastroso e pouco antes das eleições municipais de março.

A coletiva, durante a qual François Hollande, de 59 anos, deverá ser perguntado sobre as consequências de seu suposto caso amoroso com a atriz Julie Gayet, de 41 anos, começa às 15H30 GMT (13H30 no horário de Brasília).

Seguindo a tradição na França, apenas os temas das duas ou três primeiras perguntas realizadas definirão o restante da conversa. O primeiro a fazer perguntas será o presidente da Associação de Imprensa presidencial.



O descontentamento dos franceses, sob pressão fiscal, com a alta taxa de desemprego e as restruturações fizeram com que a popularidade de Hollande despencasse. Segundo as últimas pesquisas, o chefe de Estado tem o apoio de apenas um quarto da população.

Enquanto isso, Valérie Trierweiler, a companheira do presidente, hospitalizada desde sexta-feira após as revelações da revista Closer, não pode deixar o hospital segunda-feira à noite como previsto. "Os médicos consideram que ela precisa de mais descanso", indicou a presidência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação