Mundo

Conversações entre Irã e AIEA são adiadas para fevereiro, afirma porta-voz

Os especialistas da AIEA chegarão a Teerã no dia 18 de janeiro para preparar a aplicação do acordo de Genebra, que entrará em vigor dois dias depois

Agência France-Presse
postado em 14/01/2014 14:02
Teerã - As conversações entre o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), previstas para 21 de janeiro, foram adiadas até fevereiro, num momento em que o Irã e as grandes potências preparam a aplicação do acordo de novembro sobre o programa nuclear iraniano.

"A próxima série de negociações foi adiada até 8 de fevereiro, já que está sendo preparada a aplicação das medidas decididas em Genebra", declarou o representante iraniano na AIEA, Reza Najafi, à Isna. A porta-voz da AIEA, Gill Tudor, confirmou à AFP este adiamento.



Os especialistas da AIEA chegarão a Teerã no dia 18 de janeiro para preparar a aplicação do acordo de Genebra, que entrará em vigor dois dias depois. O acordo prevê que o Irã congele durante seis meses uma parte de suas atividades nucleares sensíveis em troca de um levantamento parcial das sanções internacionais contra o país.

O acordo de Genebra prevê uma vigilância maior do programa nuclear iraniano, principalmente em relação à suspensão do enriquecimento de urânio a 20%, o nível mínimo exigido para sua eventual utilização com fins militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação