Mundo

EUA se diz insultado por comentários de ministro israelense sobre Kerry

O ministro da Defesa israelense, Moshe Yaalon, afirmou considerar que o plano de segurança do secretário de Estado americano John Kerry "não vale o papel no qual foi escrito"

Agência France-Presse
postado em 14/01/2014 14:20
Secretário de Estado americano, John Kerry
O departamento de Estado americano classificou de "insultante" as declarações do ministro israelense da Defesa criticando o plano de paz do chefe da diplomacia americana John Kerry.

"As declarações do ministro da Defesa, se forem confirmadas, são insultante e inapropriadas em particular levando em conta que os Estados Unidos fazem pela segurança de Israel", declarou Jennifer Psaki, porta-voz do departamento de Estado durante visita de Kerry ao Vaticano.

O ministro da Defesa israelense, Moshe Yaalon, afirmou considerar que o plano de segurança do secretário de Estado americano John Kerry "não vale o papel no qual foi escrito", segundo um jornal local nesta terça-feira.

"O plano americano para os acordos de segurança que nos mostraram [...] não garante nem a segurança, nem a paz entre Israel e os palestinos", afirmou Yaalon.



Kerry explicou que o plano de segurança converterá a fronteira oriental de Israel "na mais tranquila do mundo, mais que a fronteira entre Canadá e Estados Unidos", destacou Yaalon.

"Mas este plano não vale o papel no qual foi escrito", decretou Yaalon em conversas privadas com dirigentes israelenses.

Ele também acusou Kerry de ser ingênuo, implicando que, por isso, é um obstáculo nas negociações.

Kerry tenta convencer os israelenses e palestinos a assinar um impreciso acordo de paz depois de décadas de conflito e já fez dez visitas à região com este objetivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação