Mundo

Jornalista do NYT recorre à Suprema Corte para proteger fonte

Segundo a apelação apresentada, os advogados de James Risen afirmam que o caso vai contra a liberdade de imprensa na investigação de supostas condutas irregulares do govern

Agência France-Presse
postado em 14/01/2014 15:38
Um jornalista do The New York Times recorreu à Suprema Corte dos Estados Unidos contra uma ordem que o obriga a revelar a fonte utilizada no livro que revela segredos da CIA.

Segundo a apelação apresentada, os advogados de James Risen afirmam que o caso vai contra a liberdade de imprensa na investigação de supostas condutas irregulares do governo.

O jornalista foi intimado a depor em um julgamento contra o ex-oficial da CIA, Jeffrey Sterling, acusado de divulgar informações confidenciais sobre uma operação contra o Irã.



Risen publicou em 2006 o livro "State of war", no qual relata a tentativa da CIA de conseguir que um ex-cientista russo transmitisse ao Irã projetos nucleares com falhas para prejudicar seu programa atômico.

O repórter acusou a Casa Branca de provocar uma "disputa constitucional sobre os diritos dos jornalistas" e disse que "é o governo de Obama que qur usar este caso e outros similares para intimidar aos jornalistas e silenciá-los".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação